Os seres humanos são quantitativos. São impressionados por quantidades. Buscam quantidades. É como se fosse a natureza das coisas.
De fato, é a natureza. Quantidades são usadas como referência para boa parte das atividades cotidianas.
Contudo, os seres humanos criaram narrativas para transformar quantidade, em medida. Não é difícil encontrar pessoas criando comparações com base em quantidade. Muitos amigos, muitos carros, muitas viagens.
![Foto de Luke Miller no Unsplash Um homem praticando snowboard](/_astro/instagram-snowboard.Bjy43zw5_Z1XDKyN.webp)
Não demorou muito para se tornar um comportamento digital.
Mais rápido ainda foi adaptar esse comportamento de forma sistêmica. Não é segredo que esse método é o responsável por boa parte da receita das redes sociais.
O meio digital
As redes sociais são um ótimo exemplo de como usar quantidades para influenciar pessoas.
Porém, a interface homem-máquina vai muito além das redes sociais. Diversos produtos já apresentam quantidade como medida.
Toda ação faz parte de um jogo. Atualmente a maioria das plataformas interativas já possui um grau de interface gamificada.
A gamificação é um recurso. Muitas alternativas para o controle de dopamina vem de soluções dessa técnica. Indivíduos com TDAH tendem a ter um controle melhor quando atribuem pontos e conquistas às atividades.
Contudo, nem toda conquista baseada em quantidade representa uma recompensa melhor. Uma gamificação mal feita pode custar o produto. A exposição constante dessas técnicas criam hábitos e percepções nos usuários. E seres humanos são ótimos em reconhecer padrões.
Criar uma experiência positiva demanda muita pesquisa e teste. Esse é o maior desafio no design de um produto.
Impacto
No dia 10 de novembro de 2021 o YouTube anunciou que estava removendo o número de dislikes dos vídeos. O motivo por trás dessa decisão é muito claro:
…as pessoas pareceram menos dispostas a dar mais avaliações negativas em vídeos que não tinham a contagem visível.
Números trazem uma reação instantânea. A situação do YouTube é um excelente exemplo. Vídeos eram julgados pela quantidade de dislike muito antes do conteúdo ser consumido.
Gamificar interfaces trás benefícios. Usar quantidades, ainda mais. Os seres humanos estão condicionados a reagir a quantidades.
Boas avaliações são um bom sinal. “Bons” números também. Uma boa avaliação gera uma sensação de recompensa. Números geram uma sensação de recompensa e o anseio de mais.
Cada vez mais o conceito de quantidade vai ser expandido no meio digital. Produtos que souberem usá-lo de forma efetiva terão bons resultados.